teoria geral
Aristóteles - homem vive em sociedade por natureza. conclusão de Aristóteles é que o homem é um animal natural político. E que só um ser superior e capaz de viver em sociedade.
Cícero- se espelha em Aristóteles, e diz que o homem não nasceu para viver isolado, e que mesmo com a abundancia de bens ele procura o apoio comum, conclui que o homem vive em sociedade não só por necessidades naturais.
Santo Tomás de Aquino - mais expressivo seguidor de Aristóteles. Afirma que o homem por natureza, animal social e político vive em multidão mais que os outros animais, o que se evidencia pela necessidade. mostra-se então que há fatores naturais que determinam que o homem procure se associar com outros, como forma natural de vida. E assim como Aristóteles ele afirma que o homem que vive isolado é um ser superior ou pelos casos de anomalia mental ou por acidente.
Ranelletti- diz que o homem sem importar a época que viveu e mesmo por mais rude e selvagem que seja sua origem sempre procurou viver em convívio com outros . E que aquele que vive próximo aos seus semelhantes mas não tem nenhum tipo de relação com eles não se encontra na realidade da vida. Para ele o homem é induzido naturalmente ao convívio com outros, e que essa necessidade não se da somente pela necessidade de bens materiais, que mesmo com a sua satisfação com bens materiais continuasse a ter esse convívio.E que é importante ressaltar que mesmo o convívio sendo um impulso natural não se deixa de existir a vontade humana. O homem consciente da necessidade da vida social busca favorecê-la o que não ocorre com os irracionais.