aps unip q semestre
“ FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO.”
II. Biografia
Físico Kepler
Johannes Kepler nasceu em Weil der Stadt, Württemberg, atual Alemanha, em 27 de Dezembro de 1571.
Teve o interesse despertado pela Astronomia graças aos pais, aos cinco anos de idade, seus país o levaram para observar um cometa. Com nove anos viu um eclípse lunar, mostrado pelo pai.
Kepler era protestante e teve sólida formação teológica. Com o auxílio de uma bolsa de estudo, ingressou em 1589 na Universidade de Tübingen, e aí aprendeu grego, hebreu, astronomia, física e matemática.Graduou-se pela Universidade de Tübingen, obtendo um mestrado em 1591.
Tornou-se professor de matemática num colégio protestante de Graz, na Áustria e em 1596 publicou o seu primeiro trabalho, "Mysterium Cosmographicum", onde defendeu que a medida de cada órbita planetária é determinada por um poliedro inscrito na órbita anterior.
Em abriu de 1597 casou-se com Barbara Müller. Foi forçado a deixar a cidade em 1600, para fugir da perseguição do protestantes.
Radicou-se, então, na cidade de Praga, no começo do século XVII,tornando-se assistente de Tycho Brahe, a quem sucedeu, por ocasião da sua morte, em Outubro de 1601 como astrônomo e matemático da corte de Rodolfo II. Com esta sucessão, Kepler teve acesso a dados de Tycho Brahe que lhe permitiram, ao fim de várias tentativas, determinar as leis dos movimentos dos planetas e conquistar um lugar de destaque no desenvolvimento da astronomia.Desenvolveu trabalhos sobre óptica e obteve sucesso no melhoramento do telescópio refrator.
Os muitos cálculos que Kepler teve de efetuar foram facilitados pelo aparecimento dos logaritmos de Neper, tendo sido Kepler o primeiro a publicar uma explicação rigorosa dos mesmos. Assim, eram muito rigorosas as tabelas astronômicas que veio a publicar, as "Tabulae Rudolphinae". Ficou mais conhecido pela publicação das três leis fundamentais da mecânica celeste, conhecidas também