Teoria Geral
1) Um sistema de informação pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. Os Sistemas de informação tornaram-se essenciais para ajudar as organizações a enfrentar as mudanças nas economias globais e na empresa comercial. Esses sistemas oferecem às empresas comunicação e ferramentas analíticas para conduzir o comércio e a administrar empresas em escala global. São os alicerces os novos produtos e serviços baseados em economias do conhecimento e ajudam as empresas a administrar seu patrimônio de conhecimento. Permitem que as empresas adotem estruturas mais achatadas e descentralizadas e arranjos mais flexíveis de funcionários e administradores. As organizações estão procurando tornar mais competitivas e eficientes, transformando-se em empresas digitais, nas quais quase todos os processos de negócios centrais e relacionamentos com clientes, fornecedores e funcionários são habilitados digitalmente.
2) Sistema de informação é considerado o sistema neurológico das organizações maduras, podendo ser definido por um conjunto de componentes trabalhando em conjunto para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações, com finalidade de facilitar o planejamento, controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em empresas e outras organizações. Todo sistema, usando ou não recursos de Tecnologia da Informação, que manipula e gera informação pode ser considerado Sistema de Informação.
3) Dados: Fluxos de fatos brutos que representam eventos que ocorrem nas organizações ou no ambiente físico, antes de terem sido organizados e arranjados de um forma que as pessoas possam entendê-los, e é entendido como um elemento da informação, um conjunto de letras, números ou dígitos, que, tomado isoladamente, não transmite nenhum conhecimento,