Teoria Geral
Com estas palavras, um dia antes de liderar seus homens para a guerra, o Tenente Coronel Hal Moore se dirigiu aos seus soldados e suas famílias. Diante dele, jovens rapazes, ainda inocentes quanto a guerra, e veteranos que já exibiam cicatrizes e condecorações de outras batalhas. Sentados entre eles, escutando as palavras do marido, estava Julie, esposa de Moore, que costumava vê-lo tarde na noite, estudando livros de história sobre vários massacres, traçando estratégias para obter melhores resultados para seus homens: o 1o. Batalhão da 7a. Cavalaria... o mesmo regimento do General George Armstrong Custer.
Num domingo, 14 de novembro de 1965, às 10h48, o Tenente Coronel Hal Moore e seus jovens soldados pousaram na Zona de Pouso Raio-X no Vale de Ia Drang (pronuncia-se: Eye Drang), uma região no Vietnã conhecida como 'O Vale da Morte'. Homem de palavra, o Tenent que agora vive em Falls Church, na Virginia, com sua mulher Karen Metsker, filha do Capitão Tom Metsker, que morreu na Zona de Pouso Raio-X em 1965, recebeu uma Estrela de Bronze por Bravura, por ter resgatado um soldado ferido. Esta é a única condecoração por bravura em combate que o exército concedeu a um civil em toda a Guerra do Vietnã.
PRIMEIRO SARGENTO BASIL L. PLUMLEY nasceu em 1 de janeiro de 1920 na Virginia do Oeste. Ele entrou para o serviço militar em 1942 e logo se apresentou como voluntário para a Escola de Pára-quedismo. Plumley, que depois foi designado para a 32a. Divisão Aérea, aos 20 anos já saltava de