Trabalho
Caracteriza-se como biocombustíveis todos combustível derivado de fontes renováveis da biomassa (todo recurso renovável oriundo de matéria orgânica de origem animal ou vegetal que pode ser utilizada na produção de energia).
O biocombustível ou combustível biológico é uma opção viável para substituição do petróleo com uma série de vantagens, tanto ambientais, como econômicas e sociais. Há um indicativo de que é possível 5% de adição de bicombustível no diesel de petróleo, que alimenta a economia, diminui a importação de petróleo e reduz a poluição. 1
O uso do petróleo como fonte energética representa uma das maiores causas da poluição do ar, e sua queima contribui para o efeito estufa. A energia renovável é uma alternativa para reduzir o efeito estufa. Além disso, o uso dela faz com que o país diminua a dependência do combustível fóssil, que num futuro muito próximo, dentro de 40 a 50 anos, estará em extinção. 1
2. JUSTIFICATIVA
Os biocombustíveis é um excelente caminho para amenizar os problemas ambientais causados pelas emissões de gases poluentes, já que emitem menor quantidade de gases.
E com a escassez do petróleo prevista para os próximos anos e a escalada de preços, causando forte impacto nos preços dos produtos e serviços, chamando atenção para a necessidade de mudança da matriz energética mundial baseada, atualmente, em combustíveis fósseis.
No balanço de vantagens e desvantagens, fica claro que com a legislação certa, crescimento tecnológico na área e uma boa fiscalização esses combustíveis podem se tornar o sucessor dos combustíveis fosseis, e trazendo também qualidade de vida e empregos á áreas menos favorecidas no Brasil e no mundo.
3. OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Apresentar o biocombustível como uma alternativa viável para amenizar os problemas ambientais.
3.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
Essa pesquisa detém conhecimento dos processos de obtenção de biocombustíveis sólidos,