Teoria Geral do Estado
Professor Marcio Saviane2014
Neoliberalismo
Neoliberalismo é uma redefinição do Liberalismo clássico influenciado pelas teorias econômicas neoclássicos, e é entendido como produto do liberalismo econômico clássico.
Uma corrente de pensamento e uma ideologia, ou seja, uma forma de ver e julgar o mundo social ou um movimento intelectual organizado, que realiza reuniões, conferências e congressos.
Esta teoria nasceu nos Estados Unidos com os pensadores Friedrich Hayeck e Milton Friedman.
No âmbito político, o neoliberalismo é um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia, onde deve haver total liberdade de comercio, para garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
O neoliberalismo defende a pouca intervenção do governo no mercado de trabalho, a política e privatização de empresas estatais, a livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização, a abertura da economia para a entrada de multinacionais, a adoção de medidas contra o protecionismo econômico, a diminuição dos impostos e tributos excessivos etc.
Estado de Bem-Estar Social
Estado de bem-estar social é um tipo de organização política e econômica que coloca o estado como agente de proteção e defensor social e organizador da economia.
Sendo assim, o estado é o órgão regulamentador de toda vida social, política e econômica de um país.
Cabe ao estado do bem-estar social, garantir serviços públicos e proteção à população.
Os estados de bem-estar, surgiu na Europa defendidos pela social-democracia, sendo implantado nos Estados Escandinavos (países nórdicos) – Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia.
Esta forma de organização político-social, que se originou da Grande Depressão, se desenvolveu ainda mais com a ampliação do conceito de cidadania, com o fim dos governos totalitários da Europa Ocidental (nazismo e fascismo).
Pelos princípios do Estado de bem-estar