Teoria geral do estado
CURSO: DIREITO
DISCIPLINA : CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO
DOCENTE: CHARLES BARBOSA
Componentes: 1. ________________________________________________ 2. ________________________________________________ 3. ________________________________________________ 4. ________________________________________________ 5. ________________________________________________ 6. ________________________________________________
TRABALHO EM GRUPO
De acordo com os estudos do texto “A ação no século XX”, que integra a obra: “A Razão no Século XX”, solucione as seguintes questões:
1.0 É possível afirmar que existe sabedoria sem a faculdade de julgar e decidir com serenidade? Explique.
Não é possível, pois em qualquer situação que exista problema temos que analisar a situação com calma e pensar sobre os prós e contras desse problema afim de encontrar a melhor solução.
2.0 O que quer significar a afirmação: “o êxito de uma ação repousa no segredo”? Temos que nos silenciamos para não tornamos vulneráveis e com isso iremos manter o segredo sobre a ação na qual irá surpreender o adversário, mesmo que ele tenha segurança sobre si. 3.0 Esclareça o postulado da “invariância da ação” a apresente, ao menos, duas críticas ao seu conteúdo.
O postulado diz que na teoria o ser humano é imutável ou seja que suas ações não mudam , sendo que cada indivíduo age de forma igual em qualquer situação , porque ele é imagem e semelhança de Deus e seus princípios não mudam, mas não impede do mesmo fazer coisas novas. Santo Agostinho comenta que os modos de ação não mudam com o tempo. Já Descarte compreende que a liberdade traz exigência da autonomia absoluta e o homem é livre para escolher suas ações, mesmo assemelhando-se a Deus. 4.0 É correto afirmar que, ainda que a razão intervenha na história, o homem de ação só pode ser medido pelas situações