Teoria Geral do Conhecimento
Introdução ---------------------------------------- 1
Teoria Geral do Conhecimento-------------- 2
A posição da teoria do conhecimento no sistema da filosofia -------------------------------------------- 3
A história da teoria do conhecimento ------ 3
A possibilidade do conhecimento ----------- 4
Introdução
Neste trabalho, falaremos sobre a Teoria Geral do Conhecimento, sua posição no sistema filosófico, a história da teoria e as possibilidades do conhecimento.
Este, vai nos levar a compreender melhor esta parte da filosofia, o nosso conhecimento.
TEORIA GERAL DO CONHECIMENTO
A teoria do conhecimento, como o nome já diz, é uma teoria, isto é, uma interpretação e uma explicação filosóficas do conhecimento humano. Conhecimento (Psicologia e Fenomenologia) Método psicológico que investiga os processos mentais concretos em seu curso regular e em suas relações com outros processos. O método fenomenológico procura apreender a essência geral no fenômeno concreto. O método fenomenológico só pode oferecer uma descrição do fenômeno (objeto) do conhecimento. No conhecimento defrontam-se consciência e objeto, sujeito e objeto. O conhecimento aparece como uma relação entre esses dois elementos. O dualismo do sujeito e do objeto pertence à essência do conhecimento. Todo conhecimento visa um objeto independente da consciência cognoscente.
Verdade – A essência do conhecimento está estreitamente ligada ao conceito de verdade. Só o conhecimento verdadeiro é conhecimento efetivo. Conhecimento não-verdadeiro não é propriamente conhecimento, mas erro e engano.
Psicologia (Sujeito), Lógica (Imagem), Ontologia (Objeto) – O processo psicológico num sujeito, o conhecimento é objeto da Psicologia. Ela pergunta como o pensamento se dá e não se o pensamento é verdadeiro. A lógica investiga as estruturas lógicas enquanto tais, sua constituição interna e suas relações mútuas. Ela pergunta sobre a concordância do