TEORIA GERAL DE DURKHEIM
Cursos: Ciências Jurídicas e Relações Internacionais.
Disciplina: Introdução à Sociologia.
Professora: Dulce Suassuna.
Durkheim – 3
TEORIA GERAL DE DURKHEIM
Principais conceitos:
SOLIDARIEDADE MECÂNICA E SOLIDARIEDADE ORGÂNICA
Solidariedade mecânica – solidariedade por semelhança, quando os indivíduos diferem pouco uns dos outros. Membros de uma mesma comunidade, seguem os mesmos deuses (sagrados), os mesmos valores, os mesmos sentimentos. Exemplo: Sociedades primitivas - indígenas.
Características: autonomia e força da tradição
Solidariedade orgânica – nesse tipo de sociedade os indivíduos ressaltam suas diferenças, por analogia ele utiliza como modelo para explicação os órgãos de um ser vivo, cada um dos quais exerce uma função definida, embora todos sejam diferentes, todos são igualmente indispensáveis. Exemplo: sociedades chamadas complexas.
Características: moderna divisão do trabalho.
DIVISÃO DO TRABALHO
DURKHEIM
DIVISÃO DO TRABALHO
ECONOMISTAS
Desintegração da solidariedade mecânica
Perspectiva econômica, que nasce com a sociedade capitalista
A estrutura social ganha diferenciações, especificidade, diversidade de profissões. A organização social não apresenta uma unidade coerente.
O sistema de produção é organizado por especializações, como no filme “Tempos modernos”.
CONSCIÊNCIA COLETIVA E CONSCIÊNCIA INDIVIDUAL
Nas sociedades onde aparece a diferenciação dos indivíduos, cada um tem, em muitas circunstâncias, a liberdade de crer, de querer e agir conforme suas preferências. IDENTIFICA-SE A CONSCIÊNCIA INDIVIDUAL.
Nas sociedades de solidariedade mecânica, ao contrário, a maior parte da existência é orientada pelos imperativos e proibições sociais. Ou seja, os indivíduos, em sua maioria, atendem a imperativos e proibições sociais definidos para o grupo, como um poder superior a ele. HÁ A FORÇA DA CONSCIÊNCIA COLETIVA.
Exemplo: CRIME – VIOLAÇÃO DE IMPERATIVOS