Teoria Geral de Administração
2. Ao ser promovida para a presidência da Continental S.A., Sara Plechman queria mudar a empresa. Sua primeira providência foi analisar a estrutura organizacional, forma e disposição dos departamentos, a cadeia de comando, a especialização vertical e horizontal existente, a coordenação necessária entre os diversos órgãos e quais órgãos deveriam trabalhar como suporte e apoio dos demais (como pessoal, contabilidade, propaganda, organização & métodos etc.). Como você procederia no lugar de Sara?
Antes de mudar qualquer coisa na empresa, eu iria fazer uma análise sistemática da organização, analisar se a empresa necessita realmente de uma mudança, pois se ela estiver caminhando bem, em time que está ganhando não se mexe. Se a empresa esta tendo resultados eficientes e eficazes, não há necessidade de mudá-la. Porém, se houver necessidade de mudança por deficiência em algum setor, deve ser feito uma análise na estrutura da empresa procurando onde esta a deficiência e reajustar tudo aquilo que estiver fora dos padrões, eu usaria a organização linear, utilizando a estrutura piramidal, onde os órgãos que compõem a organização devem seguir o princípio escalar (autoridade de comando) e os de apoio devem apenas prestar seus serviços, assessoria e consultoria, para que cada um possa se dedicar exclusivamente a suas atividades especializadas.
3. Para assumir a diretoria geral da Imperial Tintas, Reinaldo Borba pretende colocar a casa em ordem. Sua primeira providencia foi convocar os três diretores a ele subordinados para redefinir os princípios orientadores da companhia. Reinaldo pretende dar novos rumos à companhia e, segundo ele,