Teoria geral da administração
ORGANIZAÇÕES
OS RECURSOS DAS EMPRESAS: Os recursos podem ser próprios ou alheios, ou seja, podem ser de propriedade da empresa que os adquire e os incorpora para utilizá-los em suas atividades ou podem ser obtidos sob empréstimo, aluguel ou locação (leasing).
Os recursos empresariais são classificados em cinco grupos:
1.
Recursos físicos ou materiais: recursos necessários para as operações básicas da empresa, seja prestar serviços especializados, seja produzir bens ou produtos.
2
ORGANIZAÇÕES
1.
Recursos físicos ou materiais: Os recursos materiais constituem o próprio espaço físico, os prédios, edifícios e terrenos, o próprio processo produtivo, a tecnologia que o orienta, os métodos e processos de trabalho voltados para a produção dos bens e dos serviços produzidos pela empresa.
2.
Recursos Financeiros: Referem-se ao dinheiro sob a forma de capital, fluxo de caixa (entradas e saídas), empréstimos, financiamentos, créditos etc. Incluem também a receita decorrente das operações da empresa, investimentos de terceiros e toda forma de numerário que transite pela tesouraria ou pelo caixa da empresa. 3
ORGANIZAÇÕES
3.
Recursos Humanos: São as pessoas que ingressam, permanecem e participam da empresa, qualquer que seja o seu nível hierárquico ou sua tarefa. As pessoas trazem para as empresas habilidades, conhecimentos, atitudes, comportamentos, percepções etc. São diferentes entre si, constituindo um recurso altamente diversificado em face das diferenças individuais de personalidade, experiência, motivação etc. 4.
Recursos Mercadológicos: Envolvem todas as atividades de pesquisa e análise de mercado (de consumidores e de concorrentes), toda a organização de vendas (incluindo previsão de vendas, execução e controle), promoção, propaganda, distribuição dos produtos necessários às demandas do mercado, definição de preços, assistência técnica ao consumidor etc. São também chamados de recursos