Teoria geral da administração
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TGA – TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Jefferson Juvenal de Sousa
GOIÂNIA
2011
JEFFERSON JUVENAL DE SOUSA
TGA – TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Síntese apresentada para fins de avaliação parcial da disciplina de Teoria da Administração – Curso de Administração – 4° período sob orientação do prof. Eugênio Marques.
GOIÂNIA
2011
Síntese
No capítulo II, TGA do livro “O que é Administração”, o autor nos traz o conceito de Teoria Geral da Administração, colocado como um resumo das várias visões da gestão empresarial, que surgiu a partir da Revolução Industrial, quando as empresas passaram a se colocar como instituição. Nessa época Frederick Winslow Taylor um engenheiro americano deu início a idéia de Administração científica, uma visão em que o operário era visto como verdadeiras máquinas humanas de produção. Defendendo essas idéias Taylor passou a ser odiado no meio industrial, porém teve sua parcela de contribuição para a Administração, pois passou a ser vista como objeto de estudo no ensino superior. Fayol outro engenheiro, já defendia a abordagem clássica da administração, a idéia de que a gestão de uma empresa começa tendo como base algumas funções básicas técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contábeis e administrativas. Contudo também via o operário como máquinas para produção.
A partir da teoria defendida por Taylor, surgiram várias teorias da administração que o autor cita no decorrer do capítulo.
Por volta de 1940, Peter Drucker aparece com a idéia de Eficiência e Eficácia, a mesma tendo como proposta a espanar a visão da abordagem clássica da administração. Ele dizia que o administrador deve ter a capacidade de realizar bem as tarefas (eficiência), porém também devia saber definir o melhor empreendimento a ser desenvolvido, porque mais importante que realizar as coisas corretamente é realizara as coisas essenciais ao cumprimento do objetivo. Em