Teoria geral da administração
A administração surgiu desde as primeiras agrupações humanas, com o objetivo de planejar e dividir as tarefas na hora de caçar. Portanto, ao longo dos séculos a administração foi aprimorada para que os administradores conseguissem enfrentar os problemas e resolve-lós.
Com a revolução urbana sugiram as cidades e estados que no século XVII impulsionado pela tendência do mercantilismo ocorreu à revolução industrial, com o surgimento de fábricas e maquinas a vapor, a qual também revolucionou a aplicação e produção de conhecimento administrativo, pois a expansão do mercado clamava por uma maior escala de produção e por mais trabalhadores que deixavam o campo para ir trabalhar nas fábricas. Com isso, para que os administradores pudessem enfrentar o crescimento de inovação do mercado, tinham que planejar e controlar o que era para ser feito designando tarefas a cada um, para juntos chegarem a um resultado comum.
A mão de obra fabril era divida a cada pessoa que se especializava em alguma tarefa e os treinamentos eram realizados na sua maior parte por instruções orais e demonstrativas, proporcionando falhas. Com o passar dos tempos os administradores foram se aperfeiçoando e a um efeito cumulativo e abrangente de diversas teorias, cada qual com suas diferenças e contribuição, que indubitavelmente auxiliava os administradores a encontrar respostas aos problemas empresarias de sua época e assim resove-lós.
Na administração atual são utilizados conceitos que foram criados pelos primeiros administradores e que foram aprimoradas a partir das influências de cada momento histórico, pois apesar dos problemas serem semelhantes, cada época precisa de uma solução diferente. Por isso, o administrador tem hoje seis variáveis (tarefas, estruturas, pessoas, ambiente, tecnologia e competitividade) e seus principais enfoques como ferramentas chaves para resoluções dos problemas organizacionais e poder alcançar o resultado com eficiência e eficácia.
Teoria Cientifica.