Teoria Geral da Administração e o filme “O Diabo Veste Prada”.
Objetivo: identificar e interpretar as principais características da TGA.
O filme ‘O Diabo Veste Prata’ é baseado em fatos reais da revista Vogue americana, portanto é possível identificar não só as atividades e as relações profissionais de modo prático, como também os fundamentos da Teoria Geral da Administração.
1. Teoria Científica: ênfase nas tarefas, divisão do trabalho, especialização.
Fundamentos da Teoria Científica:
A preocupação básica era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento de eficiência no nível operacional. Daí a ênfase na análise e na divisão do trabalho do operário, uma vez que as tarefas do cargo e o ocupante constituem a unidade fundamental da Organização. Esse cuidado analítico e detalhista permitia a especialização do operário e o reagrupamento de movimentos, operações, tarefas, cargos etc., que constituem a chamada Organização Racional do Trabalho (ORT).
Andrea inicialmente atendia o telefone e servia café.
Emily inicialmente cuidava da agenda, dos compromissos de Miranda e do livro
(boneco da próxima edição da revista).
Cada personagem é especializado em atividades específicas como na maioria das empresas. 2. Teoria Clássica: divisão do trabalho, estrutura organizacional, centralização da administração. Fundamentos da Teoria Clássica:
A preocupação básica era aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da Organização (departamentos) e de suas interrelações estruturais. Daí a ênfase na anatomia (estrutura) e na fisiologia (funcionamento) da organização. Predominava a atenção para a estrutura organizacional, para os elementos da
Administração, os princípios gerais da Administração e a departamentalização. Esse cuidado com a síntese e com a visão global permitia a melhor maneira de subdividir a empresa sob a centralização de um chefe principal.
A Runway era uma Divisão