Reabsorção Tubular
No sistema urinário uma das principais funções realizadas é a reabsorção de nutrientes importantes ao nosso corpo. Os principais nutrientes reabsorvidos são: H2O (água), Na (sódio), Cl (cloreto), K (potássio), HCO³ (bicarbonato), Glicose e aminoácidos. Já os principais componentes que precisam ser eliminados são: uréia, amônia, ácido úrico e creatina. O líquido filtrado torna-se líquido tubular quando entra no túbulo contorcido proximal. O líquido que drena dos ductos papilares para a pelve renal é a urina.
Após a filtração do sangue, temos a reabsorção que acontece no: Túbulo contorcido proximal, alça de Henle, túbulo contorcido distal e eliminação pelo Ducto coletor ou Tubo coletor.
Reabsorção no Túbulo contorcido proximal: O maior volume de reabsorção de soluto e de água, a partir do líquido filtrado, ocorre nos túbulos contorcidos proximais, que reabsorvem 65% da água, Na e K filtrados; 100% da maioria dos solutos orgânicos filtrados, como a glicose e aminoácidos; 50% do Cl filtrado, 80 – 90% HCO³ entre outros solutos. Grande parte do HCO³ no líquido filtrado é reabsorvida nos túbulos contorcidos proximais protegendo o suprimento de um tampão importante no corpo, assim chamado de Tampão Bicarbonato, que regula o pH do corpo.
Reabsorção na Alça de Henle
Como todos os túbulos contorcidos proximais reabsorvem aproximadamente 65% da água filtrada , a alça de Henle reabsorve 15% da água; 20-30% do Na e K; 35% do Cl entre outros solutos. Enquanto 15% da água filtrada são reabsorvidos no ramo descendente da alça de Henle, pouca ou nenhuma água é reabsorvida no ramo ascendente. Neste ramo,as membranas são praticamente impermeáveis a água.
Reabsorção na parte inicial do Túbulo Contorcido Distal
O líquido entra no túbulo contorcido distal com uma velocidade bem inferior porque 80% da água filtrada já foi reabsorvida. A parte inicial do túbulo contorcido distal reabsorve aproximadamente 10-15% da água; 5% de Na e 5% do Cl.