recursos humanos
Relatório apresentado ao curso de graduação de
Engenharia Civil na disciplina de Economia para
Engenharia sobre Leasing.
Orientador:
SERRA
2012
RESUMO
Leasing, que é um contrato mercantil, será tratado neste trabalho de maneira a entender como é feito um arrendamento de uma mercadoria ou um bem. Mostrando os direitos e deveres dos arrendatário com a empresa de leasing, o cuidado com o contrato, os tipos de leasing, o que pode ser adquirido com ele e seus prazos de pagamento.
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO..........................................................................................5
2. DESENVOLVIMENTO.............................................................................5
3. CONCLUSÃO..........................................................................................9
1. INTRODUÇÃO
O Leasing foi criado em 1975 pela LEI No 6.099, DE 12 DE SETEMBRO DE 1974.
Parágrafo único - Considera-se arrendamento mercantil, para os efeitos desta Lei, o negócio jurídico realizado entre pessoa jurídica, na qualidade de arrendadora, e pessoa física ou jurídica, na qualidade de arrendatária, e que tenha por objeto o arrendamento de bens adquiridos pela arrendadora, segundo especificações da arrendatária e para uso próprio desta.
As empresas vendedoras de bens costumam apresentar o leasing como mais uma forma de financiamento, mas o contrato deve ser lido com atenção, pois trata-se de operação com características próprias.
O leasing, também denominado arrendamento mercantil, é uma operação em que o proprietário (arrendador, empresa de arrendamento mercantil) de um bem móvel ou imóvel cede a terceiro (arrendatário, cliente, "comprador") o uso desse bem por prazo determinado, recebendo em troca uma contraprestação.
Esta operação se assemelha, no sentido financeiro, a um financiamento que utilize o bem como garantia e que