Comparativo dos tipos de liderança e poder apresentados nos filmes:
O diabo Veste Prada x Invictus.
Liderança e Poder são duas palavras que geralmente estão associadas entre si, e isto se deve ao fato de serem elementos fundamentais no processo de influenciar pessoas sendo o poder a força no direcionamento dos sistemas e das situações sociais através dos recursos organizacionais (Limongi-França e Arellano apud Fleury, 2002 p.261). No cotidiano das empresas a relação entre liderança e poder é algo extremamente implícito e visível, uma vez que a própria estrutura é propícia e baseia-se na hierarquia dos cargos e sua amplitude administrativa, ou seja, o grau de influência de influência e poder de uma determinada chefia sobre um determinado grupo de colaboradores.
Existem algumas classificações que são comumente utilizadas para elencar, com base em características específicas, os vários tipos de liderança e poder os quais podem ser utilizados por sua vez para “rotular” pessoas, chefias, diretorias, presidências etc. e seus respectivos representantes de acordo com a postura adotada para conduzir as organizações e as pessoas que as compõe. Segundo Limongi-França e Arellano apud Fleury (2002, p.261), comungando com outros autores, classificam em seis os tipos de poder os quais serão utilizados como base para nortear esse comparativo:
Poder Legítimo – inerente a estrutura organizacional, como um cargo ou uma função.
Poder de Recompensa – o reforço e reconhecimento de determinado comportamento ou meta atingida.
Poder Coercitivo – relacionado com a autoridade que aplica punições visando eliminar, reduzir ou controlar comportamentos e atitudes em determinadas situações.
Poder de Especialização – relacionado à força de influenciar derivada de talentos especiais, conhecimento e experiência a respeito de áreas atrativas para os Liderados.
Poder de Referência – relacionada ao carisma pessoal, é decorrente do caráter e da legitimidade do