Trabalho
1 – Introdução (Conceitos com base em outros textos)
2 - Exemplos do filme (O que esta sendo pedido pela profª): * Elementos da cultura org. que identificamos no filme * Fazer um comparativo das culturas do Japão e E.U.A * Análise critica (Problemas encontrados, dificuldades, sugestões de melhorias)
CULTURA ORGANIZACIONAL: O Exemplo Japonês.
CULTURA ORGANIZACIONAL
Para KOTLER (1998), a ORGANIZAÇÃO de uma empresa consiste de sua estrutura, políticas e culturas corporativa, que tendem a tornar-se disfuncionais em um ambiente de negócios rapidamente mutante. Enquanto a estrutura e as políticas, embora com certo grau de dificuldade, podem ser mudadas, é muito mais difícil transformar a cultura de uma empresa, mesmo que isso signifique, frequentemente, ser a chave para a implementação de uma nova estratégia bem-sucedida.
Apesar de definida como “experiências compartilhadas, histórias, crenças e normas que caracterizam uma organização”, a maioria das pessoas encontra dificuldades para descrever esse conceito, apesar de ser a primeira coisa com a qual nos defrontamos ao entrar em qualquer empresa, através do modo como as pessoas se vestem, como conversam entre si e até mesmo pelo modo como seus escritórios são organizados.
Ao tentar definir a cultura organizacional da Microsoft, seu vice-presidente de recursos humanos e administração afirmou: “Se essa empresa fosse um carro, não teria um espelho retrovisor”. Em vez de prender-se às realizações passadas, a cultura organizacional da Microsoft está voltada para o futuro e é empreendedora. O ambiente de trabalho ali lembra o Campus de uma Universidade, uma vez que seus funcionários vestem-se de maneira descontraída, tratam-se pelo primeiro nome e se sentem à vontade para falar o que pensam. Mas na verdade, a Microsoft não é tão liberal como os shorts, sandálias e os primeiros nomes sugerem. Todos trabalham arduamente na obtenção de novos produtos e cada um é reavaliado a