teoria geral da administraçao
Ciências Contábeis
ATPS
De
Teorias da Administração
Passo 1 e 2
Nome: Aline da Silveira Lopes RA: 6274274927 Professora: Aleczandra Serie: 2ª
Jundiaí
2013
Passo 1 (Aluno)
1. O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da historia;
R: A palavra “administração” tem sua origem do latim (ad, direção para, tendência e minister, comparativo de inferioridade; o sufixo ter, subordinação ou obediência, isto é, aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, aquele que presta um serviço a outro) e significa subordinação e serviço.
As variáveis da administração são 5 que são ênfase nas tarefas, estrutura, pessoas, meio ambiente e tecnologia. Tendo inicio com a "ênfase nas tarefas", na administração cientifica de Taylor. A seguir, passou para a "ênfase na estrutura" com a teoria clássica de Fayol, e com outros princípios de Henry Ford e a teoria burocrática de Max Weber, e pouco depois a teoria estruturalista. A reação humanista surgiu com a "ênfase nas pessoas", por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A "ênfase no ambiente" surgiu com a teoria do sistema, sendo completada pela teoria da contingência. Desenvolvendo a "ênfase na tecnologia".
2. Levantar quais foram as escolas da administração sustentadas pela teorias administrativas como soluções praticas e que surgiram no decorrer da historia, citando os principais nomes e premissas;
R: Teoria Clássica: Enfatiza a estrutura organizacional que nasceu com Henry Fayol (1841-1925), que inaugurou a abordagem anatômica e estrutural da empresa, substituindo o enfoque analítico e concreto de Taylor por uma visão sintética, global e universal.
Teoria Neoclássica: Estruturação das grandes corporações em unidades de negócios, para oferecer