Teoria geral da administracao
INTRODUÇÃO
O mundo atual é uma sociedade institucionalizada e composta de organizações. Todas as atividades são voltadas para a produção de bens ou para a prestação de serviços.
As vidas das pessoas dependem das organizações. Existem organizações lucrativas (chamadas empresas) e organizações não lucrativas (como o Exército, Igreja, serviços públicos, entidades filantrópicas, organizações não-governamentais etc.), as organizações, ao atingirem certo porte precisam ser administradas e sua administração requer todo um aparato de pessoas com diversos níveis hierárquicos.
Em cada nível e em cada especialização da administração, as situações são muito diversificadas. Cada organização tem seus objetivos, seu ramo de atividade, seus dirigentes e seu pessoal, seus problemas internos e externos, seu mercado, sua situação financeira, sua tecnologia, seus recursos básicos, sua ideologia e política de negócios.
Mesmo que o executivo tenha profundos conhecimentos de Administração e apresente um invejável currículo profissional, ele não é julgado pelo que sabe a respeito das funções que exercem em sua especialidade, mas principalmente pela maneira como realiza seu trabalho e pelos resultados.
Existem três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa trabalhar com sucesso: a habilidade técnica, a humana e a conceitual.
DESENVOLVIMENTO
A ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Em uma época de complexidades, mudanças e incertezas como a que atravessamos hoje, a Administração tornou-se uma das mais importantes áreas da atividade humana. E a tarefa básica da Administração é a de fazer as coisas por meio das pessoas de maneira eficiente e eficaz.
Peter Drucker, autor neoclássico, afirma que não existem países desenvolvidos e países subdesenvolvidos, e sim países que sabem administrar a tecnologia e os recursos disponíveis e potenciais. O mesmo ocorre com as organizações.
Qualquer que seja a posição ou o nível que