Teoria geral da adm
Administração - É tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos. É também a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.
Tga - Um dos seus objetivos é exatamente apresentar as diversas teorias que, ao longo do tempo, serviram e ainda servem para orientar o trabalho do administrador de empresas em suas tomadas de decisões.
Método científico - Um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes. Na maioria das disciplinas científicas consiste em juntar evidências observáveis.
Eficiência - Capacidade de produzir o esperado. O colaborador eficiente não falta, é pontual e exerce suas funções xcorretamente.
Eficácia - Capacidade de superar a expectativa. O colaborador eficaz agrega valor à organização, inovando pelo uso pleno das informações de que dispõe em seu ambiente de trabalho. É aquele que "veste a camisa" da empresa.
Exemplo: A meta era vender os produtos. Carlos vendeu e portanto atingiu as metas. Elisa também vendeu, mas gastou 30% menos de gasolina. Os dois foram eficientes no que tange a meta atingida, mas Elisa foi mais eficaz.
Taylorismo ou administração científica - Taylor iniciou seus experiências e estudos pelo trabalho do operário e, mais tarde, generalizou as suas conclusões para a Administração geral. Para este, sua administração tinha que ser tratada como ciência. Ênfase nas tarefas. Racionalização do trabalho (divisão de trabalho). Estudo de tempos e movimentos. Critica a adminisração por incentivo e iniciativa, sendo contra o funcionario que dá idéias ao patrão para aumentar os lucros na empresa, achando que assim o patrão ficaria dependente deste funcionário. Era contra a bonificação nos casos de iniciativa do trabalhador. Dever do trabalhador desempenhar o melhor trabalho. Acredita na eficiência e