Teoria Filosófica
Disciplina: Área. Integração
Professora: Profº Fernanda Gomes
Data: 29 Novembro 2013
Introdução
O presente trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Área de Integração, consistia em a partir de uma pergunta na qual nós não conseguíssemos obter resposta elaborar um sistema filosófico de modo a responder à nossa questão. Então aqui estou eu a abordar uma das temáticas mais polémicas de todos os tempos “Existirá vida para além da morte?” Será que isto é uma verdade ou estaremos nós perante mais uma teoria? Visto que a filosofia é a busca incansável pelo conhecimento vou tentar passar a explicar nas seguintes fases deste trabalho.
Claro que é mais fácil acreditar na vida depois de nascer e fazer experiência desse dom como um privilégio.
Esta teoria filosófica está dividida em três partes: na primeira parte é feita uma breve apresentação da tese inicial, já na segunda parte tem como finalidade explicar um pouco mais sobre a minha questão e por último é feita uma fundamentação onde são evidenciadas algumas crenças que apoiam ou não a nossa resposta.
Tese inicial:
Haverá vida apara além da morte?
Há perguntas assim, simples e incómodas. Perguntas aparentemente inúteis que parecem fáceis de responder. Há perguntas que “trazem dentro” muitas outras perguntas – esta é uma delas.
Posta esta questão surgiu-me muitas outras:
- Há vida ou à morte depois da morte?
- Será que iremos ter um corpo?
- Para onde vamos? E a nossa alma?
- Haverá possibilidade de voltar a viver?
- Será que a nossa existência é puramente terrena? Ou será eterna?
Seguindo este raciocínio a minha posição em relação a este assunto, é que sinceramente tenho tudo para acreditar que a vida deve continuar pois já vivi experiências que me levem a crer que sim e se existe vida antes de nascer, (vida intra-uterina) porque não pode existir vida depois de morrer?
Argumento inicial
O primeiro ponto que precisamos de