AUDITORIA SISTEMAS
Este documento tem como objetivo estabelecer um planejamento organizacional de auditorias internas, por meio de verificação das atividades realizadas pelas áreas do laboratório, com a utilização de um check-list. Para as não conformidades encontradas será estabelecido um plano de ação.
2 CAMPO DE APLICAÇÃO
Aplicável a todas as áreas do laboratório.
3 RESPONSABILIDADES
A responsabilidade pela implantação e execução será do grupo de auditores internos estabelecido conforme Procedimento Operacional n° 5 Formação de auditores internos, sob supervisão do Gerente da Qualidade.
4 DESCRIÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Todo início do ano a Garantia da Qualidade deve elaborar o Plano anual de Auditorias Internas. A freqüência de auditorias internas nas áreas será conforme a necessidade observada pela Gerente da Qualidade, sendo realizada no mínimo 1vez/ ano todas as áreas do laboratório.
O pessoal envolvido com os procedimentos de auditoria interna será treinado de acordo com o Procedimento Operacional POP-GQ-005-01 Formação de auditores internos estabelecido pelo Laboratório ANALISE.
Para cada área auditada deve ser indicado um Auditor Líder.
A Garantia da Qualidade definirá a equipe que realizará a auditoria interna. Conflitos de interesse devem ser avaliados no momento desta definição.
O Auditor Líder devera entrar em contato com a área auditada com antecedência de no mínimo 7 (sete) dias para comunicar a realização da auditoria interna.
Na impossibilidade de cumprir o Plano anual de auditorias internas, o auditor líder deve comunicar a Garantia da Qualidade, por meio do formulário de desvio e reprogramar uma data.
A Garantia da Qualidade deve atualizar o Plano anual.
Durante a realização das Auditorias internas, o auditor deve deixar o auditado pesquisar quaisquer documentos solicitados, não devendo o auditor pressionar, coagir ou induzir o auditado.
O auditor poderá utilizar no ato da auditoria interna check list impresso ou em mídia