teoria estruturalista
A teoria estruturalista surgiu por volta da década de 50, ela apareceu e nasceu com a ampliação de duas teorias, pela teoria Clássica e pela teoria de Relações Humanas. A teoria Clássica com enfoque nos aspectos formais da organização . A teoria das Relações Humanas mas preocupada com os aspectos informais. com a abordagem estruturalista ocorreu uma ligação entre os dois conceitos de organização formal e informal resultando em um panorama teórico mais complexo de organização.
Os principais autores q desemvolveram a proposta do estruturalismo, Max Weber ,Blau e Scott, e outros porem Amitai Etzione e considerado a figura central dessa teoria . Os autores estruturalistas procuram interelacionar as organizações com o seu ambiente externo, que é a sociedade maior, ou seja a sociedade de organizações, caraterizada pela interdependência entre as organizações.
Para Etzione as pessoas nascem em hospitais ,são educados em escolas e universidades, trabalham em uma organização e, de acordo com sua participação em atividades político-religiosas, também com frequência ocupam lugares nas organizações complexas.
A abordagem estruturalista criou uma teoria mais abrangente, entendendo a empresa como uma organização complexa, com grande interação social e com participação de vários grupos sociais, que podem ter objetivos diferentes dos objetivos da organização. Considerou o ambiente externo e se preocupou com o todo e a interdependência das partes que formam esse todo. Daí surge um novo conceito de organização de um novo conceito de homem : o homem organizacional que desempenha papeis simultâneos em diversas organizações diferentes.
Características do estruturalismo :
A empresa e um sistema aberto q interage