Teoria estruturalista
CURSO TECNICO DE COMERCIO
TEORIA ESTRUTURALISTA
Belém
2010
TEORIA ESTRUTURALISTA
Trabalho apresentado à disciplina Técnicas Administrativas, do Curso de Técnico em Comercio da Escola Estadual de Educação Tecnológica do Pará Prof.º Anísio Teixeira como requisito de avaliação orientado pela Prof.ª Ofélia Neves.
Belém
2010
Introdução
Neste trabalho serão realizadas as funções e a importância das organizações, sistemas e métodos, apartir da necessidade dos seres humanos na tentativa de resolverem seus problemas, e percebendo que não os conseguem resolver sozinhos, criam organizações capazes de resolver tais problemas, buscando o que seja mais especializada em sua área de busca.
Sendo assim as organizações dependem das necessidades do homem de se organizar para resolverem seus problemas, bem como o homem necessita das organizações para resolver os mais variados problemas.
A Teoria Estruturalista surgiu por volta da década de 50, como um desdobramento dos autores voltados para a Teoria da Burocracia que tentou conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria das Relações Humanas. A Teoria Estruturalista, a Teoria da Burocracia, faz parte também da abordagem estruturalista. A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam.
Teoria Estruturalista
As organizações são uma forma de instituição, predominante em nossa sociedade altamente especializada e interdependente. Elas passam por todos os aspectos da vida moderna e envolvem atenção, tempo e energia de numerosas pessoas. Possuem uma estrutura interna e interagem com outras organizações.
A área de organização surge com a necessidade de evolução das organizações, sinteticamente podemos afirmar que as organizações do século XX, por sua própria dinâmica na busca de um padrão de efetividade evoluíram. Vamos aqui enfatizar como se estruturou a