Tl18
Eng. Antonio de Araújo Pontes1, Eng. Ladielson Alves da Silva2 e Profª. Msc. Nair Portela Silva Coutinho3
1. Antonio de Araújo Pontes, Engenheiro Civil formado pela Universidade Estadual do Maranhão e Especialista em Engenharia Clínica. Gerente da Divisão de Engenharia Civil do HUUFMA. Rua Barão de Itapary, 227, Centro São Luis MA.- CEP: 65000-000 Tel.: 98 2109-1045 antonioapontes@bol.com.br.
2. Ladielson Alves da Silva, Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Estadual do Maranhão e e Especialista em Engenharia Clínica. Gerente da Divisão de Engenharia e Manutenção do HUUFMA. Rua Barão de Itapary, 227, Centro São Luis MA- CEP: 65000-000. Tel. 2109-1045. ladielson@oi.com.br.
3. Nair Portela Silva Coutinho, Profª. Dra. em Ciências da Saúde, docente da Universidade Federal do Maranhão. Rua Barão de Itapary, 227, Centro São Luis MA – CEP: 65000-000 .Tel. 2109-1092. nairportela@click21.com.br .
Resumo - Digitalização de imagens radiográficas a partir de equipamentos convencionais contribuirá para mudanças de uma prática bastante comum nos hospitais, a utilização de uma película de filme radiográfico e produtos químicos reveladores. Esta pesquisa descritiva exploratória tem por objetivos identificar e analisar os principais equipamentos da radiologia digital, além de estudar os aspectos econômicos de instituições publica e privada, analisando-os, para implantação de um sistema de radiologia no formato digital. O estudo foi realizado em dois hospitais, um da rede pública e outro do seguimento privado. A vantagem da imagem digital está na possibilidade do seu processamento, além de permitir o seu armazenamento e sua transmissão via sistemas computacionais. O sistema digital é justificado pelo fato de que estes sistemas não utilizam produtos químicos, nem sistema tela-filme para o processamento de imagens radiográficas. Hoje é mais economicamente viável a utilização do sistema convencional.