teoria estruturalista
Este trabalho tem por objetivo conhecer a fundo a Teoria Estruturalista da Administração, estudar suas características e autores, para entender como se pode aplicar os conceitos dessa Teoria nas organizações atuais. Procura-se aprofundar as noções de administração, através dos conhecimentos difundidos por autores como Amitai Etzioni, Victor A. Thompson, Peter M. Blau e W. Richard Scott, além de estudar conceitos de estrutura e organização, buscando ligar esses temas com a sociedade, as relações humanas e todo o contexto que envolve as organizações atuais. É importante o conhecimento desses conceitos e das ideias transmitidas por profissionais que participaram da evolução da administração, para entender como as organizações modernas se tornaram o que são hoje, e o motivo de seu surgimento. Buscou-se analisar e comparar as organizações antigas, estudando sua evolução de acordo com os pensamentos estruturalistas, e também exemplificar onde e como são utilizados esses ensinamentos e essa teoria na sociedade moderna.
Teoria dos Sistemas ou Estruturalista
Continuando na linha do tempo das teorias administrativas tem-se a partir da década de 50 a chamada Teoria Estruturalista que segundo seus pensadores tentou-se abordar o conjunto das teorias burocráticas, clássicas e humanas em um só modelo de administrar.
De início tem-se o que é um sistema, sua definição segundo Chiavenato (2002, p. 322): “[...] denota um conjunto de elementos interdependentes e interagentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado. Sistema é um conjunto ou combinação de coisas ou partes, formando um todo complexo ou unitário”.
Segundo Maximiano (1992) "uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de