Teoria estruturalista
No final da década de 50 a teoria das relações humanas entrou em declínio, essa foi a primeira tentativa de implementar uma ciência organizacional nas industrias ,e resultou numa grande mudança nos conceitos da administração. Gerando muitos conflitos por ser totalmente contra a teoria clássica. Desse modo houve a necessidade de criação de uma nova teoria, a teoria estruturalista. Seu principal foco foi na estrutura e ambiente, de acordo com a teoria, uma organização é uma sistema aberto que se relaciona com o ambiente a seu redor e com outras organizações .
O estruturalismo caracteriza-se por ser uma estrutura que busca o inter-relacionamento das partes na construção de um todo. Segundo a teoria o ser humano é depende de algo para nascer viver e morrer. Constituem uma forma de administrar dominante por parte das organizações: São a manifestação de uma sociedade especializada e interdependente em desenvolvimento. Nas organizações havia um problema em alocar recursos, pois suas limitações eram muitas e não conseguiam tirar proveito de todas as oportunidades que surgiam. A eficiência é obtida quando a organização aplica seus recursos naquela alternativa que produz melhor resultado.
De acordo com a teoria, as organizações tem características semelhantes entre si, buscam um objetivo comum que é a inter-relação para o alcance de metas e resultados. As burocracias constituem um tipo especifico de organizações, as chamadas organizações formais, que constituem uma forma de agrupamento social estabelecido de maneira a alcançar-se um objetivo especifico, sua principal característica são as regras , regulamentos , leis e por possuir uma estrutura hierárquica.
O homem organizacional desempenha papeis em varias organizações. De maneira a ser flexível a qualquer tipo de organização, o homem organizacional para ser bem sucedido necessita ser; Flexível; ter tolerância à frustrações ; precisa ter uma hábil capacidade de adiar as