teoria econômica marxista
Ernest Mandel
Leonardo José Canaan Carvalho
ESTUDO DIRECIONADO À MATÉRIA DE ECONOMIA POLÍTICA
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Faculdade Nacional de Direito - FND
DO TRABALHO SOCIALMENTE NECESSÁRIO
Segundo Marx, existem três casos que interferem no valor das mercadorias: consideram-se aspectos de capacidade produtiva e volumes de vendas.
Capacidade operativa da fábrica, comparada ao nível da produtividade tecnológica média do mercado:
1. há um equilíbrio entre a produção fabril e a produtividade média do ramo, isto é, a oferta se assemelha quantativamente à procura
2. capacidade produtiva é superior à demanda (oferta maior que a procura)
3. produtividade média da fábrica é menor que o nível de produtividade média do ramo (procura maior que a oferta)
Obs.: Nos primeiro e terceiro casos, há a possibilidade de existência dos superlucros empresariais.
Marx estabelece a diferença entre o ''valor individual'' e o ''valor de mercado'' de uma certa mercadoria: o valor individual é a massa de trabalho abstrato efetivamente contida em cada mercadoria. O valor de mercado é a massa total de trabalho humano viva, sendo este valor independente do que acontece no mercado e no processo de circulação de mercadorias.
Para a determinação do ''trabalho socialmente necessário'', apenas a produtividade média do trabalho é um fator válido. a ''procura social efetiva'' pela mercadoria apenas determina a diferença entre o ''preço'' e o ''valor'' desta.
A TEORIA DO VALOR E DA MAIS-VALIA (CAPÍTULO 01)
Historicamente, constata-se que, enquanto houver subsistência, não há divisão do trabalho, tampouco aparição de sobras - excedente -, portanto, não existem técnicas de especialização.
O SOBREPRODUTO SOCIAL
Não há divisão social, não há diferenciação dentro da sociedade, todos os homens são produtores e se encontram no mesmo nível de carência, quando todo o trabalho se dá para a sobrevivência do produtor. Qualquer