TEORIA ECONOMICA- MODO DE PRODUÇÃO
Feira de Santana
2015
Faculdade Anísio Teixeira
Discentes: Edmaria de Oliveira Pereira Chagas Matheus Neris de Souza Cerqueira Rafael Barbosa de Almeida Rodrigo Silva Bezerra Thaiz Silva Nunes Yolanda Souza Carvalho
Docente: Janúzia Mendes
Disciplina: Teoria Economia I
Curso: Bacharelado em Ciências Contábeis Turma: N02 Semestre: 1º
O início e fim do modo de produção capitalista
O início do modo de produção capitalista foi no período do feudalismo, que era um conjunto de relações econômicas, políticas, culturais e sócias que se estruturavam na hierarquia e na posse de terras, que naquela época representava poder. Durante o feudalismo, existiram os senhores feudais (uma parte da sociedade estamental ) que representava uma forte riqueza e poder, pelo fato de ser um dos maiores proprietários de terras. Do lado oposto, existiam a classe servil, estes trocavam a força do trabalho por abrigo e sustento para toda família.
Com a produção do trabalho servil e enriquecimento dos senhores feudais começaram a surgir excedentes da produção alimentícia, que proporcionou a troca de mercadorias distintas entre os senhores feudais da região. Assim houve a proliferação das feiras e abertura de rotas comerciais entre lugares distintos, causada pelo aumento da produção agrícola com novas tecnologias. Como consequência, surge a ideia de comércio dentro do sistema capitalista, onde a moeda entrou em circulação e representou um símbolo de riqueza.
Um novo sistema vigora a sociedade atual - o capitalismo -, que baseia-se na circulação da moeda com objetivo de obter lucros, sendo agora não mais senhores feudais e servos mas sim capitalistas e trabalhadores salariados.