Mr andré
O Parque Natural da Ria Formosa consiste numa área protegida, também classificada como zona de protecção especial no âmbito da Directiva 79/409/UE, (PNRF) foi criado pelo Decreto-Lei nº 373/87 de 9 de Dezembro de 1987. O seu Plano de Ordenamento, Decreto Regulamentar nº 2/91 de 24 de Janeiro, encontra-se actualmente em revisão.
O Parque estende-se ao longo de 60Km de costa, no extremo Sul de Portugal Continental, entre o Ancão e Manta Rota. Ocupa 18.400 hectares distribuídos por cinco concelhos – Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António.
Os objectivos principais do Parque Natural da Ria Formosa são:
- A protecção da fauna, flora e paisagem características do Parque;
- O apoio a actividades económicas tradicionais compatíveis com a utilização racional dos recursos naturais;
- O apoio a outras actividades compatíveis com a conservação da natureza;
- A promoção de actividades de recreio, lazer e turismo, tendo em conta as particularidades da área protegida e a sua capacidade de carga;
- A implementação de infra-estruturas vocacionadas para a educação ambiental, de forma a sensibilizar a população residente e os visitantes para a necessidade de conservar os valores naturais e culturais.
A ria Formosa caracteriza-se pela presença de, litorais anamórficos marinhos (praias, litorais de barreira ou rias, litoral de sapal), litorais anamórficos eólicos (dunas) e litorais anamórficos fluviais.
A Ria Formosa confronta a Norte com aluviões antigos da campina de Faro e com formações Plio-Plistocénicas (areias e arenitos), do Terciário (arenitos e calcários) e do Jurássico (calcários). Mais a Norte enquadra-se a formação xistosa do Caldeirão.
São estas mesmas formações que se encontram nas bacias de recepção dos cursos de água que nela desaguam.
A Sul é limitada por um conjunto de ilhas-barreira do cordão arenoso litoral, que a separa do Oceano.
Com uma profundidade média de 2 m, e uma disposição irregular dos