Bloco sustentável
Filipe Souza, Julia Barroso, Renata Paiva, Rubens Almeida e Tayane Fernandes*
Resumo
A construção civil é uma atividade geradora de grandes volumes de resíduos, tendo como consequência enormes desperdícios de materiais nobres, como areia, pedra, madeira e cimento, entre outros. Pode também vir a se tornar um sério problema ambiental, sobretudo pela atual escassez de locais para a deposição deste grande volume de materiais, em geral, rejeitado nas construções.
Inevitavelmente, sempre haverá alguma geração de resíduos, os quais poderiam ser reaproveitados, quando possível, no próprio setor da construção, haja vista que é o local de sua origem e onde certamente existirão maiores possibilidades para o seu reaproveitamento. Assim, neste trabalho, objetivou-se avaliar a possibilidade de reaproveitamento dos resíduos de Construção e Demolição (RCD) na composição do solo-cimento, visando a sua aplicação na confecção de tijolos prensados.
Palavras-chave: Construção civil, resíduos, blocos, solo-cimento.
_______________________________________
* Alunos do curso de Engenharia Civil da PUC Minas – Unidade Barreiro
1. INTRODUÇÃO
O projeto proposto busca ajudar no atendimento aos requisitos de um crescimento sustentável através da utilização de um produto que mesmo ambientalmente sustentável seja competitivo no mercado brasileiro. A proposta dos alunos é desenvolver o estudo de um material alternativo que torne viáveis a redução de custo do m2. O projeto propõe a substituição de parte do cimento e da areia utilizados na produção do bloco por resíduos da construção civil, tais como tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos e rochas, evitando que sejam depositados em locais inapropriados.
De acordo com Richard Silva et al (2011), nas últimas décadas, os problemas ambientais têm se tornado cada vez mais