ÁFRICA E A ESCRAVIDÃO MODERNA
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH
LIPEAD/Unirio/Cederj
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 01 (AD 01) – 2015.1
DISCIPLINA: ÁFRICA E A ESCRAVIDÃO MODERNA
Nome: JOÃO LUIZ DE CARVALHO
Matrícula: 10316010220
Pólo: MIGUEL PEREIRA
Cidade que reside: NOVA IGUAÇU
02
Utilizando os textos e o filme, escreva um texto analisando a importância dos estudos sobre a presença dos africanos no Brasil, e a forma como estes estudos vêm sendo feitos hoje em dia.
São de grande importância os estudos sobre a presença dos africanos no Brasil, não só para nossa herança cultural, mas também para a revitalização da memória do negro no Brasil. Pegando uma carona no vídeo postado pela plataforma (Cais do Valongo: Ponto de partida para o circuito da herança africana no Rio de Janeiro) e compartilhando da fala do africanólogo Alberto da Costa e Silva: “Estava comércio de escravos que é pela rua direita que é atual rua 1º de março, onde ali estavam vendendo gente, vendia-se gente nas calçadas e nas lojas, gentes cobertas com um pequeno pedaço de pano na virilha, vendendo como animais” Essa fala é importante para retratar também a herança desse sofrimento de compra e venda de gentes vendidas como se fosse um material descartável, imbuído de um natural genocídio que acontecia naqueles barracões no Rio de Janeiro.
Outro fator importante é perceber como essa africanidade influenciou a nossa maneira de ver o mundo e de como contribuiu no nosso comportamento e no modo de vida. A miscigenação contribuiu muito para a formação do povo brasileiro, sendo introduzida a música, dança, a religião e a culinária. Todavia, É importante salientar que há uma força oculta que tenta superficializar ou negar o sofrimento da escravidão do negro no Brasil,