MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
2534 palavras
11 páginas
SUMÁRIOINTRODUÇÃO 03
AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DOS PROJETOS SOCIAIS 05
GRUPOS DE CONVIVÊNCIA
AS CONTRIBUIÇÕES DO ASSISTENTE SOCIAL NA EFETIVAÇÃO DOS 07
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE. 09
SOFTWARE 12
DIFERENÇA ENTRE AS PESQUISAS QUALITATIVA E QUANTITATIVA 14
CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 16
INTRODUÇÃO
A monopolização do capital impulsiona as classes menos favorecidas para vivenciar a vulnerabilidade social que é o principal fator da desigualdade social. A vulnerabilidade social é visualizada a partir dos projetos sociais por intermédio das articulações planejadas, elaboradas e executadas propiciando a compreensão das demandas emergentes na sociedade.
Ao assimilar a questão social evidente no âmbito social é necessario elaborar metodologias que contribuam com o empoderamento do individuo no âmbito familiar e social para compreender este processo é necessario avaliar e monitorar as ações previstas.
A avaliação e o monitoramento estão presentes durante o planejamento e execução dos projetos sociais, propiciam interpretar através da coleta de dados a aceitação, os avanços e as dificuldades das etapas dos projetos sociais.
As diferenças entre ambos é que o monitoramento é a observação e coleta de dados, enquanto a avaliação é executada esporadicamente, e o monitoramento é uma atividade executada com uma frequência bem maior.
O levantamento de dados possibilita compreender a correlação entre efetividade, eficiência e eficácia, contribuindo para inúmeros indicadores sociais que serão mais coerentes para o programa em andamento, possibilitando interpretar as ações específicas propiciando o empoderamento social e familiar dos indivíduos.
A avaliação dos dados e as informações coletadas servem de base para determinar a eficiência do projeto, pois sua principal preocupação é a determinação da capacidade do projeto na geração