teoria dos traços
1 O que a teoria dos traços da personalidade diz sobre os líderes?
Diz que os líderes já nascem líderes, com suas características predominantes e que quem não nasce com essas características não pode se tornar líder.
2 Em que momento a nossa personalidade é formada?
De acordo com a teoria dos traços, já nascemos com personalidades formadas, nascemos introvertidos e extrovertidos ao mesmo tempo, com o passar dos anos, fatores genéticos, psicológicos e ambientais irão influenciar na definição do que seremos.
3 Quais as falhas da Teorias dos traços da Personalidade na liderança?
A Teoria dos Traços mostrou-se de difícil aplicabilidade, por que as personalidades são complexas e variadas, gerando comportamentos nem sempre previsíveis, em inúmeras situações. Por exemplo, muitas pessoas que não são líderes possuem características de líderes e vice-versa. Além disso, a teoria não estabelece uma distinção clara entre características inatas e adquiridas, ou seja, não responde às questões: liderança pode ser aprendida? Se o indivíduo não nasce com aqueles atributos ele nunca será um líder? Embora seja possível identificar um conjunto de traços e comportamentos relevantes, é impossível que os lideres tenham características aplicáveis a todas as situações. O processo de liderança varia de acordo com a situação, fazendo com que um bom líder o seja numa determinada ocasião, mas possa não o ser numa outra diferente.
4 Quais foram as principais categorias que definem os traços da personalidade na liderança?
Extroversão\Energia: Dimensão da personalidade que caracteriza de alguém que é comunicativo, sociável, afirmativo, disposto a liderar. Afabilidade: Dimensão da personalidade que corresponde a alguém amável, carismático, cortes. Honestidade\ Retidão\integridade: Personalidade que corresponde a um indivíduo com responsabilidade, confiável e de bom caráter. Estabilidade emocional\Autoconfiança: Personalidade que define a