TEORIA DOS TRAÇOS
Liderança
Liderança é a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos. A origem dessa influencia pode ser formal ou não. Os líderes podem surgir naturalmente de dentro de um grupo ou por indicação formal.
Teorias sobre Liderança
Teoria dos traços
Teoria dos traços : as pesquisas para identificar os traços responsáveis pela capacidade de liderança deram em nada. Por exemplo, algumas delas chegaram a identificar 80 traços e apenas cinco deles eram comuns a quatro ou mais estudos. Assim, essas pesquisas não foram capazes de determinar os traços que diferenciassem líderes de liderados.
Os 6 traços que costumam diferenciar os líderes dos liderados são: ambição e energia, desejo de liderar, honestidade e integridade, autoconfiança, inteligência e conhecimentos relevantes para o trabalho. Além disso parece ser importante que os líderes tenham elevado grau de automonitoramento.
A conclusão que se chega é que alguns traços aumentam a probabilidade de sucesso de um líder, mas nenhum deles é garantia de sucesso.
Limitações da teoria dos traços: a) não existe nenhum traço universal que possa prever a liderança em qualquer situação. b) os traços prevêem mais a liderança em situações “fracas” do que em situações “fortes”.c) as evidências são pouco claras quanto ao que é causa e o que é efeito (p.ex. os líderes são mais auto-confiantes ou o sucesso na liderança é que leva à autoconfiança? A teoria dos traços é um modelo (ou perspectiva) de liderança segundo a qual a liderança é algo que já nasce com uma pessoa, é algo que lhe está intrínseco, é possuir uma série de características (tais como a sociabilidade, a fluência verbal, a inteligência, a iniciativa, a sensibilidade às necessidades das outras pessoas, a autoconfiança) que os distinguem de imediato dos não líderes. Dado que a liderança é uma questão de traços, a melhor maneira de avaliar da capacidade de uma pessoa ser um líder é através de questionários