meus trabalhos
RESPOSTAS PARA ALUNOS:
1) Veja a forma verbal lavávamos. Substitua a desinência –va por sse, r e por zero. Diga o que acontece em cada substituição no tempo e/ou no modo do verbo. Use PE e PC em sua resposta.
Comentário: A finalidade é mostrar o princípio da oposição, do paradigma/sintagma. À medida em que a substituição é feita o item que se realiza se torna presente no sintagma.
Na questão acima: a 1ª.troca acarreta mudança de modo (continua o tempo IMPERFEITO). A 2ª. traz também mudança de tempo, agora é subjuntivo (tempo FUTURO); por fim, a 3ª. a implica mudança de tempo igualmente: perfeito ou presente (continua o modo INDICATIVO). É bom lembrar nesta 3ª. a noção de MORFE ZERO, não de MORFEMA ZERO. O que falta é PLANO DA EXPRESSÃO, não o signo.
2) Seja a frase: João assiste TV todos os dias. Substitua o SN, depois o SV. Demonstre que nem toda substituição é possível.
Comentário: A finalidade é mostrar que, na oposição, não basta a sintaxe. A semântica também importa. Não se pode substituir ASSISTE por ASPIRA, NAMORA ETC.
3) No futuro do pretérito, as desinências são –ria e –rie. A partir desta explicação, diga quais os morfes e qual morfema. Lembre: morfema é classe de morfes que se associa a dado(s) conteúdo(s).
Comentário: A finalidade é mostrar a diferença entre MORFE e MORFEMA. RIA e RIE são morfes que, em conjunto, remetem ao PC “futuro do pretérito”.
4) Mostre que há oposições ilimitadas em /o/. Use palavras em oposição para demonstrar isto.
Comentário: A depender dos chamados traços distintivos: s/o/co-s/ó/co, TRAÇO DE ABERTURA. s/o/co-s/e/co, s/ó/co; s/ó/co; s/u/co.
5) Veja as formas verbais amamos. Quais os valores que ela assume fora de contexto? Existe neutralização ou sincretismo?
Comentário: Há sincretismo (MESMA FORMA FONÉTICA). Observe que as formas verbais “amamos” podem assumir formas idênticas para a primeira pessoa do plural do presente do indicativo e para a primeira pessoa do