Teoria dos sistemas
Matéria: Teoria Geral da Administração
Teoria dos Sistemas
Professor: Eduardo Valles
Acadêmicos: Djani Dalfovo
Felipe Allage
Felipe Strebe
Joinville 2013
Introdução:
Devido ao avanço tecnológico, o termo “sistemas” vem se popularizando na sociedade moderna. A necessidade de se encontrar novas maneiras de realizar tarefas faz surgir novas profissões voltadas ao “enfoque sistêmico”, com o objetivo de não somente realizar a tarefa proposta, mas a realizar com o máximo de eficiência e também menor custo possível. Dentre as principais propostas da teoria iniciada por Ludwig Von Bertalanffy é possivel citar a busca por provar que existe a tendência de as ciências sociais e exatas a se unirem e que existem sistemas dentro de outros sistemas. Além disso, ele propõe que os sistemas são abertos, ou seja, sofrem e exercem algum tipo de influência nos elementos não integrantes de uma sistemática específica.
A perspectiva sistêmica trouxe uma nova maneira de ver as coisas. Não somente em termos de abrangência, mas principalmente quanto ao enfoque. O enfoque do todo e das partes, do dentro e do fora, do total e da especialização, da integração e da adaptação externa, da eficiência e da eficácia.
Com seu estudo e formulação conceitual Ludwig Von Bertalanffy fazia suas aplicações na realidade empiricamente se baseando em ciências naturais e sociais. Baseado nesses estudos foram criados outros modelos de sistemas organizacionais como sistemas abertos criados por Schein, Katy e Kahn.
A teoria Geral dos sistemas procura solucionar problemas ou tentar soluções praticas, desenvolvendo assim pressupostos, dos quais: Existe uma tendência para a integração das ciências naturais e sociais, Essa integração parece orientar-se rumo a uma teoria dos sistemas, A teoria dos sistemas constitui o modo mais abrangente de estudar os campos não físicos do conhecimento científico,