mes do amor
O percentual das famílias com dívidas tem aumentado significativamente, além de aumentar a inadimplência da população. Estudos na área do endividamento são importantes à medida que podem buscar explicações para a causa desses fenômenos, além de medidas que amenizem os impactos deste na sociedade em geral. Desse modo, o objetivo do presente estudo foi verificar o impacto de variáveis macroeconômicas sobre o endividamento das famílias brasileiras, utilizando para isso, o método de análise de regressão múltipla. Os resultados encontrados mostraram que as variáveis PIB, endividamento defasado e taxa de câmbio possuem relação significativa com o endividamento, sendo a relação positiva para as duas primeiras variáveis, e negativas para a última.
INTRODUÇÃO
Em conversas comerciantes, percebemos que são unânimes num mesmo pensamento: as famílias brasileiras estão sujeitas ao endividamento quando o país deixa de crescer economicamente e o mercado de trabalho sofre uma redução na oferta de emprego. Outro fato apontado, foi os juros dos bancos em declínio, facilidade no financiamento em várias parcelas, o ascendente incremento da oferta de créditos e não se esquecendo do efeito moral e psicológico do que causa o consumismo de querer sempre mais. Estas situações apontadas são verdadeiras “armadilhas”, para nossa família brasileira, com a intenção de “empurrá-las” para serem mal credores e alimentadores de uma classe social que enrica cada vez mais com o recebimento do pagamento dos juros abusivos.
llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll- lllllllllllllll ppppppppppppppppppppppppppppppppp kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk l
l
ll
lllll
l´lçll