Peps, Weps e media
ADMINISTRAÇÃO
NOMES: ...
...
DESCONTO SIMPLES
Belo Horizonte,
2013
DESCONTO SIMPLES
O desconto simples acontece toda vez que for descontado o valor de uma duplicata antes do prazo de vencimento, o desconto e a diferença entre o valor do titulo e o valor do titulo descontado.
Existem dois tipos de desconto simples, o “por fora” (ou bancário, incide sempre sobre um valor nominal; Db = N x i x n) e o “por dentro” (ou racional, incide uma taxa de juros sobre o valor atual, ou liquido de um titulo descontado antes de seu vencimento; Dr = C x i x n).
Portanto o desconto pode ser entendido como a diferença entre o valor nominal de um titulo e o seu valor atualizado apurado n períodos antes de seu vencimento, então toda vez que o valor da duplicata for descontado em uma instituição financeira será desconto simples.
Desconto Simples -> Juros Simples
Os juros simples tem aplicações praticas bastante limitadas, se restringem principalmente as operações de curto prazo, e são utilizados para calculo dos valores monetários como encargos a pagar, empréstimos, aplicações, etc. O desconto simples e feito através do pagamento antecipado de um titulo, essas operações podem ser realizadas sobre o regime de juros simples sendo adotado o desconto simples em operações de curto prazo.
Desconto Simples -> Juros Compostos
No regime de juros compostos, os juros são capitalizados, produzindo juros sobre juros periodicamente, eles são diferentes dos juros simples onde unicamente o capital rende juros não ocorrendo remuneração sobre os juros formados em períodos anteriores. As operações de desconto simples pode ser realizadas sobre regime de juros compostos, restringindo-se o desconto composto para as operações de longo prazo.