Teoria dos Sistemas - Global Face?
RESUMO
O Equipamento de Proteção Individual (EPI) surgiu como o principal instrumento importante para a prevenção individual utilizado pelo trabalhador destinado à proteção de risco, a segurança e a saúde. O Objetivo do presente estudo é levantar aspectos importantes a prevenção de acidentes e proteção ao trabalhador, relacionado ao EPI. Buscando apresentar conceitos, indicadores e instrumentos de utilização. Conclui-se que apesar de ser um equipamento reconhecido nacionalmente, ainda são necessários estudos de aplicação, para melhor, assegurar seus trabalhadores na utilização devida individual.
Palavras-Chaves: Conscientização, Qualidade de vida no trabalho, Saúde do trabalhador, Segurança.
1. INTRODUÇÃO
Este artigo objetiva oferecer e despertar interesse pela questão que envolve a saúde do trabalhador, sua segurança e a influência que esses fatores exercem na produtividade dos profissionais. Este trabalho pretende demonstrar também que é importante a segurança e que seu maior alvo é o colaborador. Para isso, é fundamental definir políticas claras de segurança, não dispensando jamais os benefícios proporcionados pela utilização do EPI. A questão que se busca responder é de que forma a conscientização no uso do EPI contribui para diminuir, minimizar ou até erradicar acidentes de trabalho. Este artigo se justifica, pois os acidentes de trabalho representam um grande problema social, visto que pessoas saudáveis são transformadas em enfermas da noite para o dia.
A primeira parte busca ressaltar a origem e evolução do EPI (Equipamento de Proteção Individual), colocando-se em evidência a contribuição de alguns pesquisadores, para o estudo do assunto. A segunda parte conceitua EPI e abrange a suas dimensões. A terceira parte abrange as dificuldades e obstáculos para uma efetiva