Teoria Dos Erros
Cristhian Wendell Martins Siqueira
II turma de Engenharia de Energia
Docente: Michael Jones da Silva
Rosana-SP
Março/2015
Grandezas Físicas
As grandezas físicas são experimentalmente determinadas por medidas ou combinações de medidas. Porém, essas medidas tem uma incerteza que geralmente é ocasionada por equipamentos utilizados na determinação ou também, esta incerteza pode vir do operador em questão. Pode-se citar como exemplo se for medido o comprimento de um objeto com uma régua normal (milimétrica).
Cada vez que o comprimento for medido com essa régua o resultado não será precisamente o mesmo, resultando então numa estimativa do valor, pelo fato do mesmo ser bem próximo, pois é considerado o valor verdadeiro com uma determinada margem de incerteza.
As grandezas físicas são classificadas em duas categorias. A primeira é a “Grandezas físicas fundamentais” que consiste independentes das outras grandezas, pode-se citar como exemplos: o tempo, comprimento, massa temperatura, termodinâmica, carga elétrica, quantidade de substância, intensidade luminosa. Todas essas grandezas citadas acima são originadas de um padrão pré-estabelecido.
A segunda grandeza é a “Grandezas derivadas”, são aquelas compostas por mais de uma unidade fundamental, consideradas assim, não fundamentais. Exemplos a serem citados de tais grandezas são: velocidade, aceleração e o movimento da inércia.
Padrões adotados no S.I
O S.I. (Sistema estabelecido pelo International Bureau of Weights and Measures) mas conhecido como sistema internacional adotou alguns padrões de medidas, os quais são:
Comprimento - metro (m) - percurso percorrido pela luz, no vácuo, em 1/299.792.458 de um segundo. Tempo - segundo (s) - duração de 9.192.631.770 períodos da radiação correspondente entre os dois níveis hiperfinos do estado fundamental do Césio- 133. Corrente Elétrica - Ampère (A) - A corrente constante que, mantida em dois condutores retilíneos, paralelos, de comprimento