Diferen A Entre Estado Absoluto E Estado De Direito 7 De Maio
O Estado Absolutista foi criado, usando-se como base a monarquia (sistema político onde um monarca é o líder do Estado). Dito isso, sua principal característica e talvez a mais marcante, seja o fato do poder ficar concentrado nas mãos de apenas um rei, ou seja, este tem o poder de criar, executar e julgar todas as leis, assim como possui também o poder da economia, podendo criar, aumentar, diminuir ou extinguir qualquer imposto, por exemplo, além da administração e das Forças Armadas.
Para Hobbes o homem não é um animal político, como diz Aristóteles, para Hobbes o homem não é formado naturalmente para o convívio em sociedade, e tem como princípio buscar a sua própria sobrevivência e nada mais, além de defender que os mesmos são movidos pelo medo e pela necessidade, fazendo normalmente uso da violência. Em sua concepção o Estado é criado como forma de proteger os homens, os quais não possuem necessariamente “bondade” em seu estado natural, logo o poder deve ser usado para guia-los, e quando este poder se encontra em uma única mão, no caso a do rei, é mais fácil de usá-lo para guia-los.
Estado de Direito O Estado de Direito surge diante do conceito de “governar segundo as leis”, ou seja, onde o governante está sujeito a sofrer e obedecer as leis e suas sanções. As democracias (autoridade do povo) cria este Estado e defende os direitos fundamentais, políticos, econômicos e sociais. Ele deixa claro que em nenhuma hipótese o homem está a cima da lei, logo qualquer um, independente do cargo a que pertença, está sujeito a ela. As leis no caso, são desejos do povo, são criadas para atendê-los, ao invés de satisfazer os reis, ditadores etc. Junto a ele, são criados os tribunais (corte de justiça), com o propósito de responsabilizar membros da sociedade, perante a lei. Independente das origens das leis da democracia (constituições escritas; estatutos; tradições.) prevalece acima dela as cláusulas (parte de um contrato que contem disposição especial) de