Geo
Casa onde nasceu Tarsila do Amaral - www.rafard.sp.gov.br
Estudos
Estudou em São Paulo no Colégio de freiras e no Colégio Sion. Completa seus estudos em Barcelona, na Espanha, onde pintou seu primeiro quadro, "Sagrado Coração de Jesus", aos 16 anos. Começou com escultura, com Zadig, passando a ter aulas de desenho e pintura no ateliê de Pedro Alexandrino em 1918, onde conheceu a pintora Anita Malfatti. Em 1920, foi estudar em Paris, na Académie Julien.
www.loc.gov - Académie Julien
Modernismo
Tarsila do Amaral foi uma artista muito consciente da sua importância no movimento modernista e da inserção da sua obra no panorama brasileiro das artes plásticas. Tarsila integrava a vanguarda intelectual e artística da época, cultivando uma forte amizade com o intelectual franco-suíço Blaise Cendrars. O “grupo dos cinco”, formado por intelectuais e artistas fundadores do movimento, como Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti del Pichia organizaram as primeiras manifestações do modernismo no Brasil.
Grupo dos cinco - www.infoescola.com
Casamentos
Ela era casada com André Teixeira Pinto, com quem teve uma filha, Dulce, nascida em 1906. O relacionamento durou pouco, principalmente pela diferença cultural - o marido era contra ao seu desenvolvimento artístico. Mais tarde ela conseguiu a anulação do casamento e encontrou em Oswald de Andrade tudo que André não tinha. Os dois ficaram apaixonados e se casaram, isso em 1926.
Obras
Pátio com Coração de Jesus (Ilha de Wright) – 1921; A Espanhola (Paquita) – 1922; Chapéu Azul – 1922; Margaridas de Mário de Andrade – 1922; Árvore -