Geo
a) São aqueles mais profundos, com boa drenagem, localizados em locais de relevo plano ou levemente ondulado. Um exemplo são os solos de massapê, encontrados no Nordeste brasileiro, e os solos de terra roxa, predominantes nos estados de São Paulo e do Paraná.
b) Um problema enfrentado pela atividade agrícola no cerrado é a constante exigência do uso de fertilizantes e corretivos no solo. O uso excessivo de fertilizantes traz ameaça ao equilíbrio ambiental pois eles contêm substâncias tóxicas que podem causar a poluição dos aquíferos, solos e plantações.
Questão 2
a) Natural: A erosão fluvial: é causada por fluxos de água que “esculpem” o relevo. Em maiores velocidades causando a “destruição do solo” e em velocidades mais baixas depositando sedimentos.
Ação Humana: Desmatamento: a retirada da cobertura vegetal faz com que o solo fique desprotegido das chuvas e do vento.
b) A erosão se torna um problema socioeconômico a partir do momento no qual causa transtornos ao Estado e ao povo, como nos desabamentos em favelas.
Questão 3
a) Planície da Lagoa dos Patos e Mirim e Planícies e Tabuleiros Litorâneos.
b) Depressão Sertaneja e do São Francisco, Depressão Periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná e Depressão Sul-Rio-Grandense.
c) Planalto da Amazônia Oriental, Planaltos Residuais Norte-Amazônicos e Planaltos Residuais Sul-Amazônicos.
Questão 4
a) Rio São Francisco
b) A bacia hidrográfica do Rio Paraguai
Questão 5
O trecho compreendido entre os pontos A e B são, respectivamente Planíce e Pantanal Mato-Grossense, Planalto e Chapadas da Bacia do Paraná, Depressão Araguaia, Planíce do Rio Araguaia, Depressão do Tocantins, Planalto e Chapadas da Bacia do Paraíba, Depressão Sertaneja e do São Francisco.
Questão 6
No trecho de número 14, os processos erosivos podem ser mais intensos pois o índice pluviométrico e sua inclinação são muito elevados.
Questão 7
a) Uma das principais diferenças é que na classificação de Aroldo Azevedo, o relevo brasileiro era