Teoria do valor
INSTITURO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE
FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR II
Antônia Erilza Souza da Silva
Alcione Lopes dos Reis
Berg Geovane Lobo Rodrigues
Elber Norton de Souza dos Santos
Eliano Kaixiri Munduruku
Juliana Cardoso Fidelis
Paulo Victor Miranda Ferreira
Melinda Kathlen Silva Alves
AS ATIVIDADES ACESSÓRIAS E SUA IMPORTÂNCIA PARA A COLÔNIA
SANTARÉM-PARÁ
17.01.2013
NÚCLEO ACÇUCAREIRO E INFLUÊNCIAS DINÂMICAS E ECONÔMICAS
Pode-se afirmar que antigamente, o sistema econômico inicial brasileiro ficou divido em dois setores, o de grandes produtos de exportação e o das atividades acessórias. Este primeiro setor é destinado somente a atender às demandas comerciais de países estrangeiros, europeus principalmente, por produtos tropicais de grande expressão econômica. O segundo setor caracteriza-se por manter o funcionamento do primeiro setor, abastecendo o mercado interno com diversos produtos (alimentícios, assessoriais, de uso no campo etc.) que fizessem a maquinaria econômica do açúcar funcionar com alto grau de produtividade, sustentando-o.
Com o sistema altamente produtivo da região litorânea nordestina, outras áreas divididas pelos os portugueses foram se transformando em pontos de exploração diretas e indiretas de outras atividades econômicas, diferentes da economia açucareira.
Em função de sua alta rentabilidade e o elevado grau de especialização, o negócio açucareiro fez surgir um grau de comercialização alto, por esse motivo, logo os grandes empresários da época resolveram não apostar em atividades ditas secundárias, pois até mesmo a produção e alimentos para os escravos nas terras de engenho, tornaram-se antieconômicas nessa época.
A economia brasileira por bastante tempo esteve subordinada aos interesses estrangeiros por produtos nacionais, a economia se organizará e funcionará inteiramente para atender às demandas dos países europeus, e o que é