Teoria do desenvolvimento Jean Piaget
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento psíquico é construído através da ascensão do estado de menor equilíbrio, para um estado superior. Trata-se de uma “equilibração progressiva” que tem inicio após o nascimento e segue ate a vida adulta.
A inteligência é formada e transformada pelo acumulo de informação e organização das mesmas. Processo que se da por conta do interesse do individuo em explicar o mundo ao seu redor. Do ponto de vista da inteligência, é fácil se opor as incoerências das idéias de uma criança quando se possui a sistematização do adulto.
É possível afirmar que essa organização da atividade mental encontra-se dividida em seis estágios, que marcam o aparecimento das estruturas sucessivamente construídas.
1-Estágio dos reflexos, assim como das primeiras tendências instintivas e emoções
2-Estágio dos primeiros hábitos motores e das primeiras percepções organizadas
3-Estágio da inteligência senso-motora ou pratica, anterior a linguagem.
Os três primeiros estágios constituem o período de lactancia que pode seguir do nascimento ate por volta dos 2 anos de idade.
Em seguida encontramos:
4-Estágio da inteligência intuitiva e das relações sociais (marcado pela presença da linguagem)
5-Estágio das operações intelectuais concretas, sentimentos morais e sociais de cooperação (7 á 11 anos)
6-Estágio das operações intelectuais abstratas, formação da personalidade (adolescência)
Cada estágio constitui estruturas que o definem, ou seja, existem mecanismos funcionais comuns em todos os estágios efetuando a evolução mental no sentido de acomodação.
A evolução mental tanto da criança quanto do adulto se da por conta da necessidade. Todo pensamento, sentimento ou movimento corresponde a uma necessidade do individuo de “equilibração”, devido um “desequilíbrio” anterior.
O encontro com um objeto desconhecido gera