A teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget
Neste trabalho estaremos abordando a teoria do desenvolvimento cognitivo da criança, elaborada pelo biólogo Jean Piaget (1896-1980), quando faremos menção dos conhecimentos que foram passados através das aulas expostas da disciplina de Psicologia da Educação. Piaget foi o primeiro estudioso a fazer um estudo sistemático do desenvolvimento cognitivo, através da observação do desenvolvimento de diferentes habilidades cognitivas.
Esse estudo sistemático resultou em uma grande contribuição para os estudos do desenvolvimento por parte da criança; a importância desses estudos se dá pelo fato de que no período anterior a Piaget, a comunidade de psicologia, num sentido geral, acreditava que as crianças eram apenas seres cuja capacidade pensante seria inferior aos adultos. A teoria de Piaget tornou-se a base para outros estudos empreendidos por psicólogos e filósofos que o sucederam.
A observação e o desenvolvimento da Teoria
Ao observar que seus filhos davam respostas erradas a questões que exigiam o raciocínio lógico, Piaget passou a desenvolver alguns testes (muitos deles, traduzidos do inglês para o francês ao trabalhar no Instituto Binet, na década de 1920) e pelos resultados obtidos, deu início no desenvolvimento de sua teoria, a qual revelou diferenças importantes entre o pensamento de um adulto e de uma criança. Segundo Piaget, as crianças nascem com uma estrutura de raciocínio muito básica, uma herança genética, e é nessa estrutura básica que todo o conhecimento e toda a aprendizagem subsequente da criança está baseado.
Na teoria cognitiva de Piaget, podemos citar três componentes básicos que são blocos de construção de conhecimento, chamados de esquemas –segundo Piaget, os esquemas são os blocos de construção de comportamento inteligente, ou formas de organizar o conhecimento-, e estes, por sua vez permitem a transição de uma fase para outra, pelos processos de equilíbrio, assimilação e acomodação.
Para Piaget, o desenvolvimento de