Teoria do conhecimento
"Van Meegeren é um dos mais ilustres falsários de toda a história da arte. Vários quadros desse pintor foram comprados pelos museus holandeses e colocados entre autênticos Vermcer e Pieter de Hooch. Toda uma comissão formada por especialistas altamente competentes concluíra pela autenticidade dessas obras, O escândalo teve um final estranho: o Museu de Washington comprou do governo holandês a quase totalidade dos Van Meegeren. Os falsos Vermeer eram verdadeiros Van Meegeren." (Huisman e Vergez)
Reposta: A verdade é que os quadros não eram autênticos, uma vez que não eram do pintor alegado (Vermcer e Pieter de Hooch).
A realidade é que os quadros em questão eram do falsário ( Van Meegeren) apesar de confundir os peritos e desses dados selo de autenticidade.
2. Faça uma pesquisa para distinguir os diferentes estados de espírito em relação à verdade: ignorância; erro; falsidade; opinião; dúvida; probabilidade; certeza; crença.
Resposta: ignorância:ausência de conhecimento; Erro:estado de espírito que consiste em considerar verdadeiro o que é falso, e falso o que é verdadeiro;Falsidade:é afirmação oposta ao verdadeiro; opinião:juízo baseado numa crença acerca da verdade de algo, entretanto sem justificativa teórica ou exame crítico;dúvida:incapacidade de determinar se algo é verdadeiro ou falso ou de decidir pró ou contra alguma coisa;probabilidade:determinação da expectativa racional da ocorrência de um fato;certeza:Estado de espírito daquele que aquiesce totalmente, sem dúvida e sem hesitação. Ao objeto que apreende; crença:atitude pela qual afirmamos, com certo grau de probabilidade ou de certeza, a realidade ou a verdade de uma coisa, embora não consigamos comprová-la racional e objetivamente.
3. Explique a frase: "A verdade é filha do tempo".
Resposta: significa que a verdade as vezes é relativa,e que é verdade hoje , pode não ser daqui alguns anos, e que o tempo revela “ou