Economia
A palavra “Economia” vem dos termos gregos: oikos (casa) e nomos (norma, lei), e pode ser compreendida como administração da casa. Economia está em todos os lugares e espaços que vivemos sendo uma ciência econômico-social que envolve juízo de valores.
Para entender os pontos que traduzem a economia em uma ciência, abordamos conceitos, que tratam das principais noções desse estudo e os fundamentos econômicos vividos na nossa atualidade, fatores os quais interferem diretamente na economia. Mostrando qual é o papel da economia nos meios de produção, e como o comportamento humano dirige os fluxos econômicos do nosso País.
CUSTO DE OPORTUNIDADE
Custo de oportunidade é o sacrifico de se deixar de produzir um bem para aumentar ou começar a produzir outro produto. Traduz o valor associado à melhor alternativa de ganho. Em um processo produtivo, o custo de oportunidade também podemos chamar de custo alternativo, pois a transferência da produção de um produto que não está sendo bem aceito, passa ao aumento de um que trará melhores retornos.
Para conseguir algo, quase sempre é necessário se desfazer de outra coisa. Para comprar um produto, a pessoa deve abrir mão do dinheiro ganho. Gastar tempo estudando envolve abrir mão de usar o tempo para uma infinidade de outras atividades potencialmente mais prazerosas.
• Custo de oportunidade envolve analisar diversas alternativas mutuamente excludentes.
O motivo pelo qual se deve analisar o custo de oportunidade é por conta dos recursos empregados (dinheiro, tempo, mão de obra etc.) serem limitados. A análise do custo de oportunidade passa pela consideração de alternativas que não podem ser escolhidas todas ao mesmo tempo.
• Custo de oportunidade envolve analisar a relação custo-benefício das alternativas.
CURVA DE POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO
(OU DE TRANSFORMAÇÃO)
Trata-se do conceito teórico com o qual se ilustra como a escassez de recursos impõe um limite a capacidade produtiva de uma sociedade, que